domingo, 13 de julho de 2008

Guitar Hero \m/


Um dos jogos mais populares atualmente e que eu mais jogo ultimamente, dificilmente você encontrará alguém que não tenha ao menos ouvido falar no famoso jogo simulador de guitarras. Guitar Hero ganha popularidade a cada dia e vem se tornando um dos jogos mais queridos do público em geral.

A mêcanica consiste em colocar o jogador com um controle no formato de guitarra, simulando uma música de rock. O controle, bem mais simples que uma guitarra de verdade, possui 5 botões de cores diferentes, que simulam as cordas da guitarra, e uma barra de strum, a qual simula paletadas reais. Além disso, ainda existe uma alavanca.

Viciante e desafiador, o jogo ganhou popularidade por trazer diversas músicas conhecidas e clássicas para quem gosta de rock. Não chega a ser um Winning Eleven aqui no Brasil (até porque, no país do futebol, era de se imaginar que um jogo de futebol fosse o mais popular), mas está sempre atraindo a curiosidade de várias pessoas, até que não gosta muito de rock acaba arriscando uma jogadinha. A jogabilidade, teoricamente simples, realiza o sonho de muitos fãs de rock que sonhavam em tocar suas músicas favoritas.

A seguir, uma pequena análise dos jogos da série:

Guitar Hero I: O primeiro jogo da série chegou meio tímido ao PS2, em 2005, não era muito aguardado pelos jogadores, mas logo fez um grande sucesso. Trazia uma guitarra semelhante à Gibson GS, e vários clássicos do rock, como "I Love Rock 'N' Roll", "I Wanna Be Sedated", "Iron Man", "Cowboys from Hell", entre outras. O que podia afastar um pouco os jogadores era o fato das músicas não serem as versões originais, e sim covers, mas ainda sim divertia bastante

Guitar Hero II: A continuação do jogo veio pra mostrar que a série realmente veio pra ficar, se tornando o jogo musical mais popular de todos os tempos. Guitar Hero II trazia mais clássicos ainda, embora ainda covers: músicas como "Heart-Shaped Box", "Sweet Child O' Mine", "Killing in the Name", "Beast and the Harlot" e "Free Bird" compunham a setlist do jogo que chegou ao Ps2 em 2006 (e um ano depois ao X-Box 360).

Guitar Hero Encore: Rocks the 80s: Versão exclusiva para PS2, trazia músicas de uma década amada por muitos. Nao fez tanto sucesso quanto os outros, pois ficou faltando algumas músicas-chaves, e os extras eram quase nulos (não existia músicas bônus nem vídeos).

Guitar Hero III: Legends of Rock: A quarta versão do jogo elevou o mesmo a um novo patamar. Devido a popularidade que o jogo tinha alcançado, os produtores conseguiram fazer com que muitas das músicas utilizadas no game fossem em suas versões originais. Melhor ainda, algumas músicas foram regravadas pelas próprias bandas, como "Anarchy in the U.K." do Sex Pistols (que não entrava em estúdio fazia tempo) e "Cult of Personality" do Living Colour. Isso só demonstra o quanto o jogo se tornou popular. No mais, gráficos melhorados, mais músicas bônus, e conteúdo online para os consoles X-Box 360 e PS3, inclusive download de novas músicas, o que faz com o jogo ainda seja muito jogado até hoje, pois os produtores estão sempre colocando novas músicas para download. Guitar Hero III também incorporou um novo elemento ao jogo: a luta contra chefes. Ao decorrer do modo carreira, você enfrenta os guitarristas Tom Morello e Slash, e, se ganhar, os habilita para poder jogar com eles.

Guitar Hero Aerosmith: Particularmente, eu não gostei muito desta versão, mas para os fãs de Aerosmith, é um prato cheio. O jogo é focado em mostrar a carreira da banda, com vídeos dos próprios integrantes comentado sobre, mas não possui só músicas do grupo. Outros artistas que influenciaram e que são admirados por eles também estão presentes. A dificuldade é inferior a do seu antecessor, talvez pelas reclamações das pessoas de GH3 ser bastante difícil para a maioria, e isso deixa o desafio menor, afastando alguns que já estavam acostumados a tocar as músicas do GH3 no Expert.

Uma série ainda em expansão, consolidada no mercado e que ainda deve render muitos jogos. Guitar Hero é com certeza o jogo musical mais popular atualmente, e nesse ano ainda sairão mais dois jogos da franquia: Guitar Hero World Tour, sequência para os consoles de mesa, que incluíra outros instrumentos além da guitarra (microfone e bateria) e Guitar Hero On Tour, feito especialmente para o console de bolso Nintendo DS.




4 comentários:

Insomniac; disse...

Eu sou o mais viciado nessa porra.
E tenho dito.
Esqueceu de citar que o jogo faz com que você perca horários, escola, não estude, durma mal e tenha câimbras (é assim que escreve?) e tanto jogar.
Ah, e que o mouse estraga caso use-o como palhetada.

Unknown disse...

Guitar Hero de bateria vai ficar foda...aih ateh eu vou querer jogah...

abc muleke!

Anônimo disse...

que FODA! *-* sai logo esse outro, gzuis. não guento mais baixar versão customizada na net não! :X dhsuidshuod

'Esqueceu de citar que o jogo faz com que você perca horários, escola, não estude, durma mal e tenha câimbras (é assim que escreve?) e tanto jogar.' [2]

Anônimo disse...

Fala Ai kra,dei uma passada aqui,po ficou show msmo teu blog parabens,agora só falta à minha tomar vergonha na cara e resolver jogar namoral Guitar Hero.......Só Não Quero Ficar tão Viciado qnto vc,pq se não fudeu a faculdade ai q eu nõ estudo msmo